domingo, 25 de outubro de 2009

Você sabe o que é Post-Grunge ?


Acho que pelo nome já dá pra se ter uma idéia do que se trata. Mas vamos ao início da palavra, âmago da questão.

Segundo a wikipedia o Grunge é uma vertente do rock que tomou forma como um estilo musical independente no fim dos anos 1980, enquanto aquelas bandas de hard rock, glam metal, glitter rock, pom pom rock, e suas vertentes estouravam no cenário mainstream internacional. Basicamente, as principais bandas do estilo grunge se formaram em Seattle e outras cidades do noroeste do EUA, tendo como seus principais representantes bandas como Nirvana, Pearl Jam, Alice in Chains, Soundgarden, dentre outras. Tais bandas não tinham necessariamente um som parecido. Pra efeito de comparação, escute um álbum do Nirvana e depois um do Alice in Chains. Ou seja, a semelhança se encontra na região onde surgiram, na época e na diferença do que se tocava nas rádios daqueles anos.

Depois de uma historinha bem básica sobre o que veio a ser o grunge, acredito que posso falar com mais tranquilidade sobre o Post-Grunge (ou Pós-grunge , como preferirem).

O post-grunge surgiu logo após o declínio do grunge, declínio este iniciado após a morte do líder e vocalista do Nirvana, Kurt Cobain, em abril de 1994. Muitos afirmam que o post-grunge seria um grunge "comprado" pelas gravadoras e transformado em algo mais vendável. Daí o fato de fãs das bandas grunge criticarem tanto aquelas que surgiram após , ou durante o declínio do estilo. De certa forma, não deixa de ser verdade, porém não é uma regra geral, já que muitas bandas que surgiram no chamado pós-grunge não serem tã comerciais quanto outras.

É fácil notar que o post-grunge foi um estilo dominante do rock até poucos anos atrás. Caracterizado por som graves e pesados de guitarras, vocais roucos e rasgados, riff's simples e grudentos, tomou as paradas com bandas como Silverchair, Creed, Bush, 3 Doors Down, Hoobastank e por aí vai.

Abaixo seguem algumas das principais bandas de cada fase do Post-Grunge:


1993 - 1996


Do canto superior esquerdo para o inferior direito: Bush, Foo Fighters, Nickelback, Radiohead, Silverchair e Staind.

1996 - 2000


Do canto superior esquerdo para o inferior direito: 3 Doors Down, Creed, Hoobastank e Matchbox 20.

2000 - Dias Atuais


Do canto superior esquerdo para o inferior direito: Daughtry, Crossfade, Kings of Leon, Lifehouse, Puddle of Mudd e Three Days Grace.

Então, antes de você começar a reclamar dizendo que hoje em dia não existem mais bandas boas, dá uma escutada, que seja apenas uma música de cada uma dessas que citei neste post. E se você achar que são uma bando de bandas comerciais, lamento dizer, mas sua busca não terá mais fim. Se a banda é suficientemente boa, alguém vai comprar a idéia e produzir. Daí já sabemos o que acontece.

Segue o vídeo de uma banda fabulosa deste meio - Seether. Enjoy it!


Um comentário:

Unknown disse...

Radiohead e Kings Of Leon na minha opinião não são bem post-grunge. Eles surgiram depois do grunge ok mas não são desse estilo.
Radiohead seria mais da galera do new prog, junto com eles estão outras boas bandas como Muse, Coheed And Cambria, The Mars Volta,...
E o Kings Of Leon, bom sei lá, eles misturam música country tradicional americana (o som que o pessoal do sul dos EUA faz. Tanto é que o Kings Of Leon é do Tennessee) com rock setentista. De acordo com o wikipedia isso se chama Southern Rock.
Faltam outras bandas aí também muito boas como Breaking Benjamin, Alien Ant Farm, Flyleaf, entre outras