quinta-feira, 16 de julho de 2009

Clipes Bizarros de Rock

Faz tempo que fiz uma lista dos clipes de rock que acho mais bizarros. Obviamente nem todos vão concordar comigo, porque aí também esbarramos numa questão de gosto. Mas fiz uma seleção bem interessante. Todos são da década de 90 e início de 2000. Aceito sugestões a posteriori.

Postei 12 clipes, com um artista reincidente. Não consegui tirar nenhum deles, ainda mais porque quis fazer uma escala do menos bizarro pro mais bizarro (parte mais difícil). Mas que fiquei claro, tentei colocar aqueles sem exageros. Porque bizarro e exagerado é fácil fazer. Segue então:

12º Lugar: 'The Garden' - Guns n' Roses

Este clipe entra na lista de bizarros por seu clima noir e por termos nos backing vocals Shannon Hoon (falecido da banda Blind Melon) e Alice Cooper (que dispensa apresentações). Vemos cenas distorcidas da Los Angeles violenta do início dos anos 90, com destaque pra prostituição. Os integrantes aparecem sempre sozinho e introspectivos em cenas em preto e branco.



11º Lugar: 'Freak' - Silverchair

Este, por motivos óbvios, entra aqui. Uma mulher bem velha e acabada que usa o suor dos caras pra se rejuvenescer. Uma metáfora pros que acreditam que os empresários das bandas de moleques ganham muito dinheiro às custas do suor das mesmas.



10º Lugar: 'A Little Piece of Heaven' - Avenged Sevenfold

É um que não podia faltar. Pra retratar fielmente a idéia da letra, a banda optou por usar de animação. A história é simples: o marido, querendo manter pra sempre a aparência jovem de sua mulher, resolve matá-la. Só que ele não contava com algumas forças do além. Pra quem não entende inglês, o clipe reproduz praticamente todas os versos.



9º lugar: 'The Kill' - 30 Seconds to Mars

Pra quem viu 'O Iluminado' de Stanley Kubrick, este clipe faz todo o sentido. Pra quem não assistiu, indico e em seguida voltar aqui pra assistir esse clipe. Entrou na lista por essa razão.



8º Lugar: 'Paranoid Android' - Radiohead

Outro vídeo em animação. Este contém uma coleção de bizarrices: um peixe com mamas, um anjo de helicóptero, sereias com peitos de fora, e por aí vai. Um clássico do Radiohead, e do rock dos anos 90.



7º Lugar: 'Black Hole Sun' - Soundgarden

A fotografia deste clipe é exemplar. Além da expressão facial do Chris Cornell no início do vídeo, as expressões das personagens são ainda mais bizarras (usando alguns recursos de distorção). Vemos, por exemplo, vários sorrisos de orelha a orelha (literalmente), uma velha observando um halterofilista fazendo flexões, e outras bizarrices. (Abrindo um parenteses pra boneca sendo queimada na churrasqueire.... isso lembra a minha infância. Só que no meu caso, fizemos um lança-chamas com spray mata baratas.) Mas a feição de felicidade das pessoas muda quando Chris canta 'Black Hole Sun won't you come'... que, metaforicamente seriam os problemas de cada um vir à tona, não serem mascarados.



6º Lugar: 'Vermilion' - Slipknot

Não adianta. A banda mais bizarra e conhecida de hoje é o Slipknot. Este clipe é a parte 1 de Vermilion. A parte 2 é a mais conhecida e que tocava nas rádios. É meio monótona, mas também não deixa de ser bizarra. Utilizar a técnica de stopmotion na medida certa, contribuiu para o efeito perturbador que este vídeo transmite. As máscaras que a protagonista e a banda usam, completam o horror.



5º Lugar: 'Do The Evolution' - Pearl Jam

Nada mais justo que este vídeo. Dispensa apresentações, já que foi transmitido exaustivamente à epoca pela MTV. Todo feito em animações por Todd McFarlane, criador de Spawn, mostra uma visão apocalíptica do que seria a evolução da raça humana. Assim como o do Avenged Sevenfold, a letra está toda traduzida nas cenas.



4º Lugar: '2 + 2 = 5' - Radiohead

Mais um clipe do Radiohead e em animação. Num mundo onde as vacas são explorados pelos porcos, qual o significado? Neste caso, o ser-humano faria os dois pápeis, tanto o dos porcos (capitalistas) quanto das vacas. Muito bem bolado, utilizando apenas 3 cores (preto, branco e vermelho), e conseguindo passar toda a mensagem.



3º Lugar: 'Sweet Dreams' - Marilyn Manson

Nesta versão de 'Sweet Dreams' dos Eurythmics, Manson aparece de forma bizarra vestido de bailarina, noiva, seminu e até de caubói negro.
Infelizmente a incorporação foi desativada, então abaixo segue o link direto para este vídeo no youtube: Sweet Dreams by Marilyn Manson

2º Lugar: 'Sugar' - System of a Down

Uma porrada do SOAD. Uma das preferidas dos fãs. Durante os versos, uma levada de bateria meio jazz e walking bass marcando. Chegando no refrão com uma explosão sonora bem característica do System. O clipe em si já é bizarro, mas a introdução... O repórter começa falando sobre ataque terrorista, Sérvia e Kosovo, e em seguida, após falar do cão que ganhou um prêmio anual, começa a se alterar com uma voz também bizarra falando de como as pessoas são manipuladas e por aí vai... até ser cortado do ar.



1º Lugar: 'Heart-Shaped Box' - Nirvana

Pra fechar o pacote: Nirvana. Esse clipe é de uma música que Kurt fez quando ganhou de presente de Courtney Love uma Caixa em Forma de Coração. Tempos depois, a própria Courtney lhe pediu pra tocar esta música com sua banda Hole. Kurt praticamente mandou-a pro inferno. Este clipe fica em primeiro porque consegu aliar cores fortes, fotografia e metáforas perturbadoras. Algumas imagens que aparecem no clipe e chamam a atenção pra qualquer-que-seja-a-mensagem-que-tentaram-passar são: Jesus colhendo rosas em forma de coração com um chapéu de Papai Noel na cabeça e depois subindo na própria cruz, uma criança vestida com a roupa da Klu-Klux-Klan, uma gorda com músculos à mostra e asas, dentre outras. Foi censurado e proibido em alguns países. Vale muito à pena assistir.



Pensei em colocar Beutiful People do Marilyn Manson, que provavelmente é o mais bizarro dos clipes. Mas, além de não ter conseguido incorporá-lo ao blog, acredito que Sweet Dreams represente bem Mr. Manson, sem os exageros que estão em Beautiful People.
Outra forte indicação é a versão de Thoughtless do Korn em que o protagonista é caçoado o tempo todo na escola. Também não consegui postá-lo aqui.
Segue o link: Thoughtless by Korn

Saudações....

Um comentário:

Unknown disse...

Gosto muito de boa parte dessas músicas mas devo admitir que são realmente bem bizarros os clipes hehe
ótima seleção
beijos! =]