segunda-feira, 27 de julho de 2009

O artista deve ir aonde o povo está?

Fazendo um apanhado geral do fim de semana percebi que hoje, pelo menos no Brasil, só dá pra descobrir música boa e nova através de indicações. E que estas não sejam feitas pela mídia dominadora que existe na TV e nos rádios. Vou explicar como cheguei a tal conclusão.

Fui chamado por um amigo para, no sábado, ajudá-lo nos testes que ele faria pra formar uma banda que tocaria num evento da escola onde ele leciona artes. Era simples: os candidatos deveriam tocar 3 músicas dentre as escolhidas pelos alunos da escola. Músicas essas selecionadas através de uma votação feita em todas as turmas da 5ª ao 3º ano do ensino médio. Em tal lista encontrávamos artistas como NX Zero, Pitty, ForFun, Scracho dentre outros. E algumas ovelhas negras solitários como Barão Vermelho e Legião Urbana.

Não vou questionar a qualidade das bandas citadas. Porém, no dia do teste, nenhum dos candidatos estava satisfeito com as escolhas feitas pelos alunos, já que eles mesmos não haviam votado em nenhuma daquelas músicas. Finalmente pude vislumbrar algo que eu já sabia, só não possuia provas: quem toca algum instrumento, mesmo que por diversão, não está nem um pouco satisfeito com o que as grandes redes e formadoras de opinião tem cuspido para o povo consumir.

A questão aqui é se "o artista tem que ir aonde o povo está" ? Ou melhor, o artista tem que oferecer o que o povo quer? O povo realmente sabe o que quer? Ou simplesmente acha legal o que o Faustão, Gugu e companhia divulgam em seus programas dominicais?

Acredito que muitos artistas têm perdido a personalidade que possuiam no início da carreira apenas para se manterem na superfície desta massa embolada e sufocada que chamamos música brasileira. E alguns vão dizer que o artista evolui e muda seu som. É verdade, isso acontece. Mas não é só porque o artista mudou um pouco o estilo de suas composições quer dizer que houve uma evolução. Na maioria das vezes eu vejo mudar para pior. Simplificam o conteúdo das letras, harmonias e melodias apenas para ficar mais agradável aos ouvidos do grande público.

Não vou me aprofundar neste assunto por aqui, ou esse post ficaria grande demais e cheio de opinões pessoais demais. Abaixo seguem vídeos comparando o antes e o depois de dois artistas que rondam por aí em certa decadência musical. Provavelmente proposital, pois não duvido do talento desses. Duvido só do gosto musical de quem ainda os escuta.

NX Zero (Antes) - Apenas Um Olhar



NX Zero (Hoje) - Cedo Ou Tarde



Pitty (Antes) - Semana que Vem



Pitty (Hoje) - Me Adora




Nenhum comentário: