sábado, 3 de outubro de 2009

Os 13 Álbuns que todos Nós Deveríamos ter escutado


Um dia desses me vi discutindo com um amigo sobre albúns muito bons que eu escutava há uns 6 a 8 anos atrás. Apesar de começar a me achar meio velho ao falar dessas bandas, percebi que a maioria ainda se encontram em atividade, poucas pararam e algumas terminaram e voltaram.
Tendo em vista essas lembranças da minha adolescência resolvi pensar em alguns dos cd's que eu mais escutava e fazer algum comentário sobre eles aqui.

Nine Lives - Aerosmith (1997)

Com certeza esse é um TOP 3 do Aerosmith. Na minha opinião é o melhor deles. Com destaque para "Nine Lives", "Falling in Love (Is hard on the Knees)", a fantástica balada "Hole in My Soul" e a melhor de todas "Ain't that a Bitch" - como toda melhor música de álbum de banda famosa, não teve seu merecido reconhecimento, talvez pelo xingamento no refrão. Não deixando de lembrar de "Pink", música feita em homenagem a filha de Steven, Liv Tyler e seu clipe a la "Black or White" do Michael Jackson. "Nine Lives" marca um segunda volta do Aerosmith ao mainstream e como uma das melhores bandas do mundo naquele momento.

Chocolate Starfish and the Hotdog Flavored Water - Limp Bizkit (2000)

Fred Durst, Wes Borland e companhia traziam o New Metal em sua melhor forma, com músicas pesadas e riffs de guitarra geniais. Com destaque para as faixas "My Generation", "My Way", "Rollin'", Take a Look Around" tema de Missão Impossível e a melhor com o melhor clipe de todos "Boiler". Recomendo o CD inteiro. Não é toda hora que uma banda lança um desses, bom do início ao fim.





Freak Show - Silverchair (1997)

Freak Show, juntamente com seu antecessor Frogstomp e seu predecessor, Neon Ballroom já são o suficiente para uma banda ser considerada uma bela compositora de melodias e sons pesados. Visivelmente a evolução dos caras se faz nítida nessa seqüência. Mas foi em Freak Show que eles despontaram no Brasil e no Mundo, então fica esse aqui no TOP álbuns.






Tragic Kingdom - No Doubt (1995)

Começou com "Don't Speak". Uma amiga da minha irmã, sabendo que eu gostava muito da música, resolvei me dar este de ani
versário. Confesso que isso faz mais de dez anos. Mas desde então virei fã, e está é uma das minhas bandas preferidas. Todas as faixas são boas. Cada uma de sua maneira. O álbum é
coerente do começo ao fim, logo ouça todo ele. Principalmente "Spiderwebs", "Just a Girl", "Excuse me Mr.", "Different People", End it on This" e "Tragic Kingdom". Com perfeita mistura de metais, baixo-batera, num rock andando de mãos dadas com o Ska. O No Doubt soube fazer isso perfeitamente, não deixando dúvidas do porquê de conseguirem lotar tantos ginásios pelos EUA e pelo mundo.

Californication - Red Hot Chilli Peppers (1999)

Com este o RHCP dava as caras novamente. Com um trabalho excepcional. Mais um álbum excelente de cabo a rabo. Neste caso não dá nem pra indicar quais músicas escutar com mais atenção. Mas como metade deste CD virou clipe, começando por Scar Tissue, o que posso dizer são aquelas menos conhecidas a até mais legais que as outras que já viraram clássico do rock, não por serem velhas, mas por estarem na boca de todo fã de rock. As que indico fortemente são "Parallel Universe", "Easily" e "Right on Time, está última com a linha de baixo mais bizarra de todas. Nesta o Flea abusa da sua técnica, e com muito bom gosto.

Só no Forevis - Raimundos (1999)

Que jogue a primeira pedra aquele que não escutava esse álbum dos Raimundos e conseguia ficar sério. Uma das melhores bandas de rock que já existiu nesse nosso Braziu. Top 5 facilmente. Sou suspeito pra falar de Raimundos, já que gosto de quase tudo que fizeram na carreira. Até que o Rodolfo resolveu rezar. Só no Forevis, Lapadas do Povo e Lavô Tá Novo merecem toda a atenção de um legítimo fã de rock brasileiro. Pra ficar a indicação, escutem "Fome do Cão", "Carrão de Dois", "Mato Véio" e "Deixa eu falar" com participação especial de Gustavo Black Alien (Ex- Planet Hemp) e Alexandre Carlo do Natiruts, que na época ainda era Nativus. Hoje contente-se com Nx Zero, Fresno e seus amigos.

What a Jagged Little Pill - Alanis Morissette (1995)

Arriscaria dizer que foi o meu primeiro CD, apesar de não ter tanta certeza disso. Nem sei bem porque minha mãe comprou pra mim na época. Acho que alguém indicou, dei a maior força e ela comprou. Obviamente ficou para mim. Na época acho que nem podia dizer que gostava de rock, porque nem sabia bem o que era. Não tinha amigos que curtiam o gênero, éramos crianças, escutávamos as músicas que nossas pais gostavam. Mas a mão do Deus do Rock guiou as da minha mãe, pra me ajudar a começar por esta canadense. Só anos depois fui descobrir que a música que tinha os arranjos que eu mais gostava haviam sido gravadas pelo Flea já citado anteriormente e o Dave Navarro que na época ainda tocada no Red Hot. Indico "You Oughta Know", "You Learn", "Forgiven", "Ironic" e "Not to the Doctor", além da faixa que ela canta à capela e está escondida no fim do CD. Não me acho digno em indicar músicas do Jagged Little Pill. Todas são excelentes e com letras que mostram raiva com muita poesia. Uma ótima pedida para aquelas garotas que tomaram um pé-na-bunda do namorado cruel e cafajeste.

Toxicity - System of a Down (2001)

Esse foi um dos mais recentes desta lista. Quando eu começava a flertar com coisas um pouco mais pesadas. Mas tudo que eles compunham era tensão seguida de descanso. Exatamente isto. Encabeçado por Daron Malakian e Sej Tankian, o SOAD sabia fazer rock pesado com refrões de pura melodia. Dando destaque para as vozes, que com o passar do anos acabou ficando mais nítida tal valorização. Mas não foi exatamente este CD deles que comecei a escutar. Foi um amigo meu que baixou várias músicas deles e fez um CD pra mim. Nesta época não era qualquer um que tinha gravador de CD's (rs). Destaques para "Deer Dance", "Prison Song", "Psycho", "Chop Suey" (que tocava na que-Deus-a-Tenha-Rádio-Cidade incessantemente), "Forest" e "Aerials" encerrando esta relíquia de 2001.

Enema of The State - Blink 182 (1999)

Cd antológico do punk rock brincalhão do Blink 182. Não vou indicar nenhuma música. Prenda a respiração e vai escutando. O CD é frenético, com músicas rápidas e as melhores levadas de Travis Baker, hoje reconhecidamente um dos melhores bateristas de rock do mundo. Letras engraçadas e clipes ainda mais hilários tirando um sarro de toda aquelas boys bands e lonely girls que apareciam com clipes na MTV. E ainda mais legal, Mark e Tom dividem os vocais do CD meio a meio... cada um canta uma música. Bem dinâmico...


S&M - Metallica (1999)

Cd Duplo e revolucionário de uma das melhores bandas de metal de todos os tempos. Symphony (Orquestra de São Francisco) & Metallica marcam o Metallica como a banda de "Trash" Metal mais em alta naquele momento. Com destaque para "The Ecstasy of Gold" de Ennio Morricone, "Call of Ktulu", "Master of Puppets", a inédita "No Leaf Clover", "Bleeding Me", "Nothing Else Matters", "One" e "Battery". Sem esquecer de todas as outras, clássicos do Metallica. Esse álbum também marca como sendo o último com o baixista Jason Newsted, e a posterior crise que se abateu sobre o a banda, culminando no lançamento de St. Anger.

Lado B Lado A - O Rappa (1999)

Ainda com Marcelo Yuka na banda, "Lado B Lado A" do Rappa foi considerado o melhor álbum nacional naquele ano, angariando vários prêmios. Com destaque para o videoclipe de "Minha Alma (a paz que eu não quero)" que levou vários prêmios no VMB daquele ano e "O que sobrou do Céu" que levou vários no ano seguinte. Destaque para "Tribunal de Rua", "Me Deixa", "Lado B Lado A" (que também foi da trilha sonora de "Tropa de Elite"), "Nó de Fumaça" e "A todas as comunidades do Engenho Novo". Vale à pena pela história da banda e pela qualidade e inventividade do som carregado de Reggae, Ragga e Rock.

Americana - The Offspring (1998)

Eu só conhecia uma música do The Offspring até dar de cara com "Pretty Fly (for a White Guy)" no Disk MTV daqueles idos anos. E, desde então, fiquei vidrado na banda. Na verdade, "All I Want" era até mais legal, com aquele clipe do cara deseperado correndo pra não sei aonde. Mas Americana tinha o conjunto com músicas como "The Kids aren't Alright", "Staring at the Sun", "Why don't you Get a Job" e "She's Got Issues". Foi na turnê desse álbum que a banda veio ao Brasil e em um alguns de seus shows espancaram bonecos das Boy Bands em voga, influenciando vários jovens a pararem de ouvir aqueles caras.

Nadando com Tubarões - Charlie Brown Jr (2000)

Talvez nem seja o melhor álbum da banda santista que mudou o cenário de rock no Brasil. Mas convenhamos que "Rubão, o dono do Mundo", "Não é sério" e "Tudo Mudar" só vieram pra confirmar quem mandava naquele momento. Este foi o terceiro álbum do CBJr. que já vinha fazendo sucesso absoluto nas TV's e nas rádios de todo o Brasil. Com seu pop rock/ skate punk, eles mostravam muita atitude, originalidade e técnica. Até hoje o Charlie Brown é reconhecido pelos seus ótimos instrumentistas. Uma pena terem sobrado apenas dois daquela formação. Mas de qualquer forma não deixa nada a desejar pro que temos agora.

7 comentários:

Bruno Linhares disse...

Acabo de falar no msn que terminar a lista com o CBjr foi ruim.. hehe
Porém, louvando a saudosa Rádio Cidade, o CBjr colocou muitos hits na minha musicoteca juvenil, altas tardes curtindo muita coisa q ajudou a formar meu caráter roqueiro anos depois..

Comentando: o Nine Lives é fodástico.. Desde a faixa-titulo à Trash, música que na época eu achava "muito pesada" (uhaeuhaeu)..
Felizmente, na mesma época me apresentaram o Black Album do Metallica, e o gosto foi refinando.. em seguida veio o Best of the Beast, coletânea do Iron Maiden, que salvou de vez essa alma criada a Sertanejo e Roberto Carlos.. hehe

Agora se anime e faça um tópico com os Hits da Rádio Cidade.. especialmente aqueles das "bandas de uam música só", não por terem gravado uma só, mas por terem emplacado uma só, como Goo goo dolls, Savage Garden, Counting Crows...

Carol R.C. disse...

Devo confessar que acabo de conhecer algumas bandas, mas as recomendações estão demais. Passa um filme (ou melhor dizendo, um som) na cabeça vendo o nome de algumas músicas... Albuns históricos. ;)

Joyce Mendonça disse...

Concordo com vc sobre todos esses ábuns...Mesmo não gostando tanto de rock, eu aprendi a gostar de várias músicas dessas bandas por causa de vc, e para mim foi uma das melhores época da minha vida. Sempre q escuto Alanis, No doubt, silverchair, Aerosmith e os outros q vc citou lembro dessa época e é claro de vc né irmão....rs! Escolhas maravilhosas...

Unknown disse...

só porrada!!! vo falar q tenho alguns desses cds originais... todos eles bastante escutados nos idos anos d 1998-2001... Esses foram anos mto bons para o rock em geral, seja ele mais pesado, mais pop, mas excelente sempre...

Desses ae, destacaria com certeza o Californication, q foi meu primero cd d rock e escutava ele sem parar no ano d 1998... Sou meio suspeito pra falah do RHCP,escuto eles ateh hj...
Raimundos e CBJr otras bandas q conheci qnd era apenas um novo ouvinte d rock com seus 12, 13 anos...
S&M um dos melhores cds ao vivo jah feitos, tem boas historias... Quem jah viu o dvd, um dos integrantes (nao lembro c foi o jason newsted ou o james hetfield) sai puto do palco na hora do solo d "Nothing Else Matters" Isso foi devido explicado mais tarde, e ocorreu pq quem faria o solo seria o integrante q saiu e nao o kirk hammet, oq jah mostrava a falta d sintonia entre os integrantes nekla epoca...
Toxicity foi otro q escutei bastante... Tirando as bandas mais classicas (Iron Maiden, Led, Black Sabbath q escutei cedo tb, por influencia do meu tio) foi o primeiro cd mais pesado q escutei
Poderia ter incluido nessa lista o Hybrid Theory do Linkin Park, excelente album, pena q a banda nao repetiu a dose no Meteora q eh bem inferior ao primeiro
Escrevi pra kcete, tah bom... =D

Judas, o Carioca disse...

Bruno, bem lembrado. O Linkin Park foi uma banda que lançou CD na época. Se não me engano foi em 2001. Lembro que tava em greve e resolvi comprar o Hybrid Theory e o Images and Words do Dream Theater. E não parava de esscutar o dia inteiro. CD excelente e divisor de águas no New Metal. Porque com ele o Limp Bizkit, a mídia brasileira passou a dar mais atenção ao estilo.

Bruno disse...

Apesar desses albuns serem um pouco mais "antigos", d uns 3 anos pra cah apareceu mta coisa boa tb, mais lah fora do q aki no brasil... É um pouco mais dificil d encontrar passando na TV (leia mtv) pq praticamente soh toca coisas da laia d NX Zero, McFly, Fresno, Jonas Brothers... Mas c procurar pela internet acha fácil... Algumas sugestoes: Avenged Sevenfold, Breaking Benjamin, Coheed And Cambria, Muse, The Mars Volta, Bullet For My Valentine, The Reign Of Kindo... (jah citado alguns topicos acima)
Tae otra sugestao para os proximos topicos hehehe

Anônimo disse...

Cds que eu acho que todos deveriam ter escutado rs

Lavô tá novo - Raimundos

Appetite for destruction - Guns N Roses

Californication - Red Hot Chili Peppers

The Battle of Los Angeles - Rage Against the Machine

Best of the Beast - Iron Maiden

Unplugged MTV - Nirvana

Ten - Pearl Jam

S & M - Metallica

Is this it - Strokes

Dark Side of the Moon - Pink Floyd

Led Zeppelin IV - Led Zeppelin

Animals - Pink Floyd