quinta-feira, 10 de março de 2011

Não vou ao The National no Circo. Você vai?


Quando eu soube que "High Violet" (2010) era uma das obras primas do ano passado, figurando dentre as principais listas de álbuns do ano, resolvi baixar e ver qual era a da banda. Digo que escutei algumas vezes enquanto fazia outras coisas e confesso que até me forcei a gostar. Não sou um daqueles caras fechados para sons novos, diferentes, o que seja, mas devo dizer que de cara não gostei. Achei a voz do vocalista Matt Berninger um tanto chata, impossível de escutar durante meia-hora. Infelizmente, desta vez, não vou indicar banda alguma. Até pelo contrário...


Se vocês quiserem arriscar, podem até escutar, mas vão escutar algo nada empolgante (não que este fosse o objetivo da banda). Não há grandes atrativos melodicamente falando. Talvez as letras até sejam interessantes, mas por que não escutar uma banda com um som no mínimo razoável e com letras boas. Te garanto que não é tão difícil de se encontrar.

É aqui que entra a minha crítica quanto a essa cultura indie-pop que assola a jovem-classe-média pseudo-intelectual brasileira que acha legal ver tantos meninos efeminados e garotas com cortes de cabelo tosco e mal-vestidas pouco vaidosas. Esse pessoal é o mesmo que soltou pipa no ventilador, bola de gude no tapete, dentre outras coisas de crianças criadas a leite com pêra e "ovomaltino". Não tem nada de legal nisso. E é devido a essas pessoas que o site QUEREMOS está conseguindo trazer outros artistas. A iniciativa é boa e interessante. O problema são os "iniciadores".

Se você se sentiu ofendido, pode xingar muito no twitter ou por um vídeo no youtube xingando todos que odeiam The National. Aproveite que só falei dessa banda, porque teria que me dar ao trabalho de escutar álbuns inteiros de outras bandas similares só para ter um mais respaldo pra criticá-los.

Mas se você curtiu e concorda, não escute Cansei de Ser Sexy, The Vampire Weekend, Arcade Fire, LCD Soundsystem ou Interpol. Podem ter uma ou outra música audíveis, mas no conjunto são uma pena!

Como protesto, aqui vai um vídeo do que era considerado indie há uns 20 anos atrás.



Nenhum comentário: