sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Aqui Jaz Les Paul


O guitarrista Lester William Polsfuss, conhecido como Les Paul, morreu ontem, 13 de agosto, aos 94 anos de idade no hospital White Plains, em Nova York, nos Estados Unidos, após ter complicações de uma severa pneumonia - doença com a qual lutava há um bom tempo.

Pela Gibson, ele lançou as guitarras que levam seu nome e são preferências de músicos como Pete Townshend (The Who), Jimmy Page (Led Zeppelin) e Slash.

Com Mary Ford, sua ex-esposa, Les Paul gravou inúmeros sucessos como "Tennessee Waltz", "Mocking Bird", "How High The Moon", "The World Is Waiting For The Sunrise", "Bye Bye Blues", "Vaya con Dios" e "I'm Sitting On The Top Of The World".

Paul foi responsável por muitas inovações na tecnologia musical, como o muititrack recording e o tape delay, mas a mais famosas de todas, que carrega o seu nome, foi o modelo de guitarra Les Paul, introduzido pela Gibson em 1952 e se tornou um dos mais cultuados por músicos de todos os estilos, principalmente Rock And Roll, Hard Rock e Metal.
Depoimento de alguns guitarristas:

"Les Paul foi uma pessoa singular. Devemos a ele o crédito por muitas invenções que moldaram o som do Rock And Roll, ele foi o patrono da música moderna. Esta é uma perda imensa para a comunidade musical e para o mundo. Me sinto honrado por tê-lo conhecido" - B.B. King.

"O Les Paul criou padrões para musicalidade e inovação que permanecem insuperados. Ele foi o guitar hero original e uma das almas mais gentis que já conheci. No ultimo mês de outubro me juntei a ele no palco do Iridium Club (Nova York), e ainda detonava. Ele foi e continua sendo uma inpiração para todos nós" - Joe Satriani.

"Les Paul foi um brilhante exemplo de o quanto completa uma vida pode ser; ele era muito vibrante e cheio de energia positiva" - Slash.

[Fontes:Radio Crew e Cifra Club]

Nenhum comentário: